Marco histórico na PMES irmãos assumem o comando das principais unidades de policiamento de Vitória
A PMES escreve um capítulo inédito de sua história nesta segunda-feira (22), com a primeira passagem direta de comando entre irmãos em uma unidade operacional da corporação.
Na cerimônia realizada na 12ª Companhia Independente, em Jardim Camburi, o major Isaac Rubim Garcia transmitiu o comando da unidade ao irmão, major Baltazar Rubim Garcia. Ao mesmo tempo, Isaac passa a comandar o 1º Batalhão da Polícia Militar, em Vitória, unidade onde iniciou sua trajetória como oficial e que assumirá às vésperas de sua promoção ao posto de tenente-coronel, prevista para o próximo dia 27.
Com a movimentação, os irmãos Rubim passam a liderar simultaneamente as duas principais unidades responsáveis pelo policiamento ostensivo da Capital capixaba. Enquanto o 1º Batalhão atua na região central e continental de Vitória, a 12ª Companhia Independente é responsável pelo policiamento de Jardim Camburi e bairros adjacentes.
Natural de Alegre, o major Isaac Rubim Garcia ingressou na Polícia Militar em 2001, por meio do Curso de Formação de Oficiais, sendo declarado aspirante em 2003. Ao longo de mais de duas décadas de carreira, atuou em diversas unidades operacionais e administrativas, como o Batalhão de Missões Especiais (BME), o Batalhão de Polícia de Trânsito, o 14º BPM, o 6º BPM, o Ciodes e a Secretaria da Casa Militar, onde exerceu a função de ajudante de ordens do governador. Nos últimos quatro anos esteve à frente da 12ª Companhia Independente.
O major Baltazar Rubim Garcia nasceu em Jerônimo Monteiro e ingressou na PMES em 2007. Formado oficial em 2009, iniciou sua carreira no 9º Batalhão, em Cachoeiro de Itapemirim. Também serviu no 1º Batalhão, na Academia de Polícia Militar, no Batalhão de Missões Especiais, no 6º BPM, no 2º BPM e na Diretoria de Tecnologia da Informação. Antes de assumir o comando da 12ª Companhia Independente, exercia a função de chefe da Divisão Operacional do 6º BPM.
Para o presidente da Caixa Beneficente dos Militares Estaduais do Espírito Santo, major Almeida Junior, o momento representa a valorização da trajetória construída pelos oficiais e reforça o compromisso da corporação com a excelência no serviço prestado à sociedade.
“Este é um momento que simboliza não apenas um marco histórico para a Polícia Militar do Espírito Santo, mas também o reconhecimento de duas trajetórias construídas com dedicação, profissionalismo e compromisso com a segurança pública. A Caixa Beneficente parabeniza os majores Isaac Rubim Garcia e Baltazar Rubim Garcia por esse momento singular e deseja pleno êxito na missão de liderar unidades tão estratégicas para a nossa Capital, sempre em benefício da sociedade capixaba”, destacou o presidente da CBMES, major Almeida Junior.
A Caixa Beneficente dos Militares Estaduais do Espírito Santo cumprimenta os oficiais pela nova missão e reafirma seu compromisso permanente de valorizar a história, o trabalho e os profissionais que fortalecem diariamente a Polícia Militar do Espírito Santo.
